sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O preço da liberdade


Meus caros amigos
Embora considerando-me um homem muito equilibrado confesso que hoje comecei ficar desesperado com o que vi e ouvi na rua sobre a situação em que se encontra nosso país. Um grupo de trabalhadores, pessoas comuns do salário mínimo, usando aqueles uniformes, modelo bóia fria, conversavam inflamados sobre acontecimentos recentes e clamavam pela volta da ditadura militar, como única forma de consertar as coisas e restabelecer um mínimo de moralização no serviço público. Falavam de INSS, descaso, escândalos, assuntos que estão na mídia e na vida das pessoas. Considerando que eles estão certos em sua maneira de pensar, tipo ladrão tem medo de farda, subalterno tem medo do chefe etc. e tal, não nego que sentí calafrios ao pensar nos efeitos colaterais desse remédio. O Brasil está uma calamidade? Está. As pessoas perderam a noção de todos os limites? Perderam. Virou uma esculhambação? Virou. Colocado no paredão para tomar uma decisão sobre o que fazer, so forem somente essas duas alternativas, gente vamos deixar a coisa como está. Alguns mais inflamados dirão "mas isso é um absurdo". Eu também acho, mas esse é o preço da liberdade. Todos os sistemas de governo são iguais ou, no mínimo semelhantes. a diferença é que na ditadura ha um grande poder de concentração e um poder maior ainda de camuflagem. Ou seja, a diferença é que a gente não fica sabendo. Eu sou um artista e pela minha liberdade de pensamento e expressão estou disposto a pagar até com a imoralidade reinante. A única saída para a dignidade de um povo é a entrada da escola. Quando se abre uma escola, automaticamente se fecha presídio, esvazia hospitais, reduz-se drasticamente a conrrupção e o desmando, cria-se uma ordem baseada nos valores mais elementares do ser humano e isso contamina a todos. Infelizmente não tem sido a opção do Brasil. Quando fora do poder todos pensamos assim, uma vez revestidos com a autoridade, dotados do direito à impunidade, protegidos por habeas corpus preventivos para mentir, esconder, silenciar... Então é melhor não falar sobre isso. Que pena! A cada quatro anos temos a oportunidade de mudar tudo, mas curiosamente nunca fazemos isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário