sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Fechado para balanço

FECHADO PARA BALANÇO é exatamente assim que estou me sentindo hoje. São 62 atos longos de uma peça cujo final é previsível e assustador para quem não consegue ver além da despedida. O meu pensamento sobre essa questão é o seguinte: a vida é um eterno dormir e despertar e sendo assim precisamos viver intensamente o que tivermos para viver hoje. Ontem não existe mais e o amanhã é um tempo sobre o qual não sabemos nada. Se pudesse fazer com o mundo o que faço com a dramaturgia construiria personagens perfeitos para um mundo melhor. Resumindo bem os meus pensamentos sobre a vida, o mundo, as pessoas e outros elementos, eu tomo a liberdade de reproduzir aqui uma entrevista publicada no site literário www.recantodasletras.com.br (entrevistas) onde respondo perguntas de cinco personagens de meu universo imaginario. Agradeço a todos pelas manifestações de carinho e felicitações pela passagem da data. Para mim é apenas mais um dia que consegui vencer a luta pela vida. Ainda bem que as pessoas que não gostam da gente, não se manifestam com impropérios e agressões.
NEY FERREIRA
Entrevistado por cinco de seus personagens.

Ao completar 62 anos, o dramaturgo, jornalista, professor de interpretação, publicitário, compositor, roteirista e diretor de teatro, cinema e televisão Ney Ferreira é entrevistado por cinco de seus personagens.
Manu Melo
Existe mesmo a liberdade de expressão e pensamento em nosso país?
Ney Ferreira
Depende do veículo e da abrangência da sua voz. Se você alcança meia dúzia de pessoas pode falar a vontade. Se o número for maior aí há controvérsias.
Maristela Muniz
Como você vê o Brasil de 2012?
Ney Ferreira
Com apreensão.
Maristela Muniz
Porque?
Ney Ferreira
Nosso regime de governo é híbrido, frágil e superficial.
Bia Herst
Pode explicar melhor...
Ney Ferreira
São muitas questões complexas. Um país sério estimula a poupança e jamais o endividamente. Gastamos 200 milhões por mês com programas chamados sociais que criam dependência e 50 milhões por ano para criar produção e renda. Pior que isso é que gastamos 1 bilhão para fazer propaganda de obras que estão no papel.
Gen. Euclides da Mata
Você reclama muito da ditadura. O Brasil de hoje é um país democrático?
Ney Ferreira
Em primeiro lugar não reclamo da ditadura. Eu abomino qualquer ditadura, qualquer forma de cerceamento de liberdade de movimento, expressão e pensamento. Em segundo lugar acho que a nossa democracia é extremamente frágil e superficial. Na verdade vejo-me numa ditadura. A ditadura dos miseráveis. Dai ao povo pão e circo e em troca o povo agradecido vos dará o poder... Ad eternum!
Manú Melo
Porque você detesta a política?
Ney Ferreira
Eu não detesto a política. Sim os políticos de alma pequena e suas estratégias nefastas para se darem bem. Isso sim é detestável. Mas entendo que cada povo tem o governo que merece. O que é mais grave é que o problema está no sistema e o sistema está acima das pessoas.
Dep. Arlindo
Como é que você define os políticos?
Ney Ferreira
Veja bem sempre existem excessões. O problema grave é que no Brasil o que deveria ser uma excessão virou regra. Eu os vejo como abomináveis cidadãos que a cada quatro anos aparecem em sua frente com seus sorrisos amarelos, tentando lhe convencer de que são seus heróis. Eles sempre têm uma lista infindável de razões que justificam plenamente o que eles não fizeram.
Manú Melo
Como você acabaria com a corrupção?
Ney Ferreira
Não creio que seja possível acabar com a corrupção. O Brasil não é assim agora. O Brasil é assim sempre, desde sempre, para sempre. O primeiro corrupto foi Cabral que por sua vez plantou essa semente maldita na terra em que se plantando tudo dá. Mas acho que eles devem ser punidos. Não com uma cadeiazinha de 3 dias, mas sim, com a devolução do dinheiro roubado de imediato e depois com as penas da lei.
Maristela Muniz
Você costuma dizer que a vida é um grande teatro. Onde está a verdade?
Ney Ferreira
A verdade é aquela que está no palco e não na platéia.
Bia Herst
Como assim?
Ney Ferreira
A ação que está no palco é ficção naquele momento mas pode ser verdade em qualquer lugar. É livre, incorruptível, não precisa ceder a pressão. A platéia é fruto do sistema. Muitos estão alí apenas para serem vistos ou para ver quem foi lá. Eles se envergonham silenciosamente com as situações em que identificam-se com os personagens.
Manu Melo
Você é um homem polêmico?
Ney Ferreira
Não. Sou um homem verdadeiro.
Bia Herst
Você é um cara mal humorado, grosso?
Ney Ferreira
Não. Sou um cara sincero. Digo o que as pessoas precisam ouvir. Quando não dizemos o que as pessoas querem ouvir então as desagradamos. Eu tenho que respeitar as pessoas, não tenho que agradar ninguém. Isso para mim é ser livre.
Maristela Muniz
Como você encerraria essa entrevista?
Ney Ferreira
Nunca poderei encerrar minha entrevista. Fechamos um ato. Em dois meses que participo dessa comunidade literária fiz grandes descobertas. Não sei se os idealizadores desse site pensaram assim. Mas veja só o RECANTO DAS LETRAS tem um significado maior. Tudo está nos livros. Até a suprema verdade do universo, capaz de desvendar todos os mistérios da vida e da morte está em um livro. Sutra de Lótus, o livro da sabedoria universal do príncipe Sidharta Gautama. O culto à lei de causa e efeito é a prática de Deus na vida. O fruto que colhemos é igual à semente que plantamos. Não há poder, nem credo ou cor que possa mudar isso. Pazzzzzz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário